Estresse pós parto

Estresse pós parto é o tipo de estresse que surge na mãe depois de dar a luz. A experiência médica, mudança no corpo e a responsabilidade de ter um filho dependendo de você pode mexer bastante com a mente da nova mãe, que acaba desenvolvendo um tipo de estresse já diagnosticado pelos médicos e com tratamento, pois é comum em ao menos 35% das mulheres que dão a luz.

Cerca de 80% das mulheres experimentam o mau humor temporário com choro, tristeza, irritabilidade e frustração após serem mães. Isso acontece por diversos motivos: a carga hormonal alta que ainda está se regulando, o medo de não ser uma boa mãe e o aprendizado de lidar com uma pequena vida, principalmente em mães de primeira viagem. 

Estresse pós parto

Sintomas do Estresse pós parto 

O Estresse pós parto pode vir sem aviso. A mulher não tem que sofrer de depressão pós-parto ou síndrome de estresse, mas isso pode acontecer. Os principais sintomas são agressividade, sem vontade de amamentar e em casos mais graves a mãe não quer segurar a criança ou ao menos sentir seu cheiro. O choro irrita e ela quer apenas dormir ou sair daquele pesadelo. 

Estresse pós parto

Como tratar o estresse pós parto

Familiares e amigos devem tentar criar o clima mais ameno possível para a nova mãe. Ela não deve se sentir forçada e coagida a pegar o bebê nos braços, mas sentir vontade para isso. No máximo explique sua obrigação de amamentar e deixe a criança com supervisão de seu lado para que, caso sinta desejo, pegue o seu filho nos braços.

A mãe deve ficar tranquila, alimentar-se bem e na maior parte dos casos o estresse some logo depois do nascimento, com alguns dias ou semanas. Caso não suma, procure um profissional para ajudar com o problema e evite forçar pensamentos sobre maternidade na nova mãe. 

 

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *