Abrir conta conjunta? Prós e Contras!

Quando os casais começam a compartilhar as intimidades de uma vida a dois em um mesmo espaço, as contas começam a se unir. É totalmente normal os casais se planejarem baseando na renda familiar e não apenas no seu salário, e é ai que surgem as contas conjuntas. São simples de abrir mas ainda geram um debate sobre se é melhor ou não optar por este tipo de movimentação financeira.

O que é uma conta conjunta?

Conta conjunta é um tipo de conta corrente em que há duas titularidades. Duas pessoas podem movimentar ou mais, desde que estejam cadastradas como titulares com os documentos devidamente apresentados. Apesar de ser uma modalidade de conta corrente comum para casais, não é preciso ser marido e mulher para abrir este tipo de conta no banco. Uma poupança conjunta também é uma modalidade semelhante, mas com movimentação financeira limitada.

 

Abrir conta conjunta? Prós e Contras!

Abrir conta conjunta? Prós e Contras!

Vantagens de abrir uma conta conjunta

Se já há uma integração financeira no casal e ambos realizam as movimentações bancárias, por que não abrir uma conta conjunta? É simples, rápida e oferece muitas vantagens. Uma delas é que não é preciso que o marido ou a esposa vá até o banco tirar dinheiro, o outro possui todos os poderes de retirar, colocar e pagar contas usando os dados da conta que também é sua. É uma forma mais organizada de pensar como casal também, unindo gastos e se organizando melhor. As economias são dos dois e fica mais fácil planejar grandes compras em família.

Contras de uma conta conjunta

Se o casal não é tão unido assim financeiramente, abrir uma conta conjunta é um passo a não ser dado agora. Você está abrindo espaço em sua organização financeira para outro, e com indas e vindas da relação, ele ou ela pode usar a conta como arma de chantagem emocional. Pode ser um grande risco para sua saúde financeira manter suas economias na mão de uma pessoa instável emocionalmente também.

Não haverá mais privacidade nos gastos também, e alguns companheiros não lidam muito bem com isso.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *